intercambio-objetivo-estudo-trabalho-experiencia

Intercâmbio Não É Para Todo Mundo

Muita gente tenta entender quais são os pré-requisitos para fazer um intercâmbio: domínio do idioma, formação acadêmica, experiência profissional, contatos no país. Só que isso, na verdade, não passa de um grande erro.

Vou explicar o porquê.

Ao contrário de tantas situações na vida em que precisamos nos moldar para ter uma chance, um intercâmbio faz justamente o contrário… ele QUEBRA o seu molde.

Faz você sair da caixa e dar adeus ao mundinho fechado no qual viveu durante toda a sua vida. Seu universo ganha novas formas, menos óbvias e mais mutantes, digamos assim.

É como desmontar um quebra-cabeça que parecia ter uma única solução e de repente descobrir que, usando aquelas mesmas peças, você pode criar centenas de combinações.

intercambio-nao-todo-mundo6

Tá, mas o que isso quer dizer exatamente?

Um intercâmbio é praticamente para todo mundo. Entretanto, se você é uma dessas pessoas “encaixotadas” que tem opinião formada sobre tudo, a experiência pode ser complicada.

E a maioria das pessoas que é assim simplesmente NÃO PERCEBE.

Em outras palavras, ao invés de se preocupar com o que você deve TER, é melhor focar no que você NÃO deve SER. Por causa disso, as 13 constatações a seguir vão te ajudar a enxergar, de uma vez por todas, se você deve se jogar nessa experiência.

Você está pronto? 

Então lá vai.

intercambio-nao-todo-mundo5

#01. Intercâmbio não é para quem quer manter todas as opiniões que tem hoje.

Prepare-se para abrir mão de muitas das suas convicções, mesmo que isso pareça bastante improvável neste momento.

 

#02. Intercâmbio não é para quem é cheio de frescuras.

Simples assim. Porque, de início, você vai PRECISAR abrir mão de muito conforto. E mais tarde você provavelmente vai OPTAR por deixar de lado várias mordomias.

 

#03. Intercâmbio não é para quem adora suas próprias manias.

Todos nós temos manias, mas vai de cada um querer perdê-las ou não.

 

#04. Intercâmbio não é para quem quer manter todos os seus pré-conceitos.

Especialmente no que diz respeito a hábitos, culturas e nacionalidades.

intercambio-nao-todo-mundo

#05. Intercâmbio não é para quem quer fugir dos problemas.

Se você tem dúvida, pergunte aos viajantes frequentes quais os perrengues que já passaram.

 

#06. Intercâmbio não é para quem prefere seguir a boiada.

Se você reparar, as pessoas em nossa sociedade vivem seguindo modelos já traçados. A maioria quer encontrar o emprego ideal, mas poucos querem empreender. A maioria quer descobrir uma fórmula para ganhar dinheiro, mas poucos se preocupam em criar seu próprio método de trabalho. A maioria quer as férias perfeitas, mas poucos querem desbravar os destinos menos explorados. O resultado é um mundo onde a maioria das pessoas são muito parecidas umas com as outras, mas poucas são realmente interessantes.

 

#07. Intercâmbio não é para quem TENTA explicar A VIDA de uma forma lógica.

Às vezes é preciso acreditar mais no subconsciente do que no consciente. Enquanto algumas pessoas insistem em tentar explicar tudo de uma forma racional, outras pessoas simplesmente vão em frente e fazem acontecer. (Eu já fui assim. E adivinha o que foi que me fez mudar.)

 

#08. Intercâmbio não é para quem é extremamente apegado aos bens materiais.

Se você batalhou pra conquistar tudo o que tem hoje, “materialisticamente” falando, e não gostaria de vender duas ou três coisas pra passar um tempo fora, tudo certo. Tenho que dizer que somos diferentes, mas não vejo problema nisso, de verdade. De qualquer forma, não deixe ninguém dizer qual é O SEU jeito de ser feliz. Isso você só vai saber olhando para dentro, e não para a grama do vizinho.

intercambio-nao-todo-mundo4

#09. Intercâmbio não é para quem quer uma viagem perfeita nos mínimos detalhes.

Para isso, faça uma viagem de férias num lugar bem turístico. Intercâmbios envolvem improviso, superação e um monte de acontecimentos inesperados (que são os que realmente fazem tudo valer a pena).

 

#10. Intercâmbio não é para quem quer SABER tudo sobre o mundo.

Para isso, estude história, economia, sociologia. No intercâmbio, seus maiores aprendizados serão sobre você próprio. Sei que isso soa clichê, mas é a mais pura verdade.

 

#11. Intercâmbio não é para quem quer ser outra pessoa.

E sim pra descobrir a pessoa que você realmente é.

intercambio-nao-todo-mundo

#12. Intercâmbio não é para quem quer APENAS juntar dinheiro.

É possível? Sim, dá pra juntar bastante grana em alguns países. Mas isso não estará entre suas maiores lembranças da viagem, mesmo que você junte uma grana preta.

E finalmente…

intercambio-nao-todo-mundo3

#13. Intercâmbio não é para quem quer provar que o primeiro mundo é melhor que o Brasil – nem o contrário.

Isso é uma escolha muito pessoal e você tem todo o direito de se sentir feliz em qualquer país.

 

Se você se encaixa em um ou mais itens acima, essa é a hora de se perguntar: vale a pena mudar para realizar meu sonho? Ou é melhor continuar dentro da caixa quentinha onde tudo parece sob medida para mim? Pense bem. A resposta pode definir seu futuro.

 

Gostou deste post? Dê uma olhada neste aqui também:

4 motivos pelos quais seu chefe vai odiar seu intercâmbio

 

Intercambista, produtor de conteúdo e viajante compulsivo. Faz planos para o futuro diariamente e muda de ideia com a mesma frequência. Depois de morar fora, percebeu que ser tímido não é barreira para nada.