austrália ou nova zelândia

Austrália ou Nova Zelândia: onde fazer intercâmbio?

Austrália ou Nova Zelândia? Se você está se fazendo essa pergunta, comece a comemorar, pois o pior já passou. Pensa que eu estou brincando? É sério! Os dois países são destinos incríveis para fazer seu intercâmbio. Independentemente da escolha final, você já começou bem.

É normal ficar em dúvida na hora de escolher o destino de intercâmbio ideal. Muita gente leva tempo até decidir. Tentando achar uma solução, a galera pensa até nos mais inusitados destinos de intercâmbio para fugir do óbvio.

Porém, estamos aqui para te ajudar a resolver a questão. A ideia deste post não é te dar uma resposta definitiva (afinal, você é quem manda), mas sim mostrar as semelhanças e diferenças para que você possa bater o martelo. Vamos lá?

 

Austrália ou Nova Zelândia? Para onde você vai?

austrália ou nova zelândia

Quem curte o clima brasileiro costuma escolher a Austrália sem pensar muito. Se não é necessariamente o seu caso, fique atento às diferenças e semelhanças entre os dois países.

Podemos começar pelo mais fácil, ou seja, por algumas evidentes semelhanças entre eles. Os dois pertencem à Oceania e foram colonizados pelos britânicos.

Outra semelhança interessante acontece entre as bandeiras. São praticamente iguais, tendo como diferenças a cor das estrelas e a quantidade delas. Mas veja você mesmo qual dos destinos está mais adequado para seu intercâmbio.

 

Austrália e Nova Zelândia: um pouco sobre cada um deles

austrália ou nova zelândia 05

A Austrália é conhecida como ilha-continente. E muitos até a confundem com o próprio continente Oceania. Isso ocorre devido a sua imensa extensão. Ela é um país com dimensão continental. Faz parte do agrupamento de ilhas que constitui a Oceania. Sua população está em torno de 22 milhões de habitantes e muitos dizem que lá tem pouca gente pra muita terra.

A Nova Zelândia também pertence ao agrupamento de ilhas que compõem o continente Oceania. E, assim como sua vizinha, foi colonizada pelos ingleses. Porém seu território é bem menor, assim como sua população: aproximadamente 4 milhões e 420 mil pessoas.

 

As diferenças entre os dois países

Você já sabe que os dois locais estão bem adequados para um intercâmbio. Mas somos todos diferentes, cada um tem suas preferências e o que é bom para uns nem sempre é para outros.

Por isso é importante observar cada particularidade desses destinos antes de decidir entre Austrália ou Nova Zelândia.

O clima

Esse é um filtro muito bom para ajudar na decisão. Nem todo mundo se adapta a climas diferentes com facilidade.

Na Austrália o clima fica entre tropical e subtropical. Quanto mais para o norte, mais altas são as temperaturas. Em cidades como Gold Coast e Brisbane faz calor o ano todo. Já em Sydney e Melbourne o clima é mais parecido com o sul do Brasil. Ou seja, no inverno chega a fazer um friozinho considerável.

E sabia que é possível ver neve na Austrália? Não é algo tão comum, pois as temperaturas só baixam de zero nas montanhas mais altas. Ainda assim, dá pra descolar um esqui e experimentar esse esporte!

Já no verão faz calor forte no país todo. Ou seja, não vão faltar oportunidades para conhecer algumas das praias mais lindas que você já viu. Sem dúvida, a natureza foi generosa com a Austrália. O mar azul e a areia branca compõem paisagens incrivelmente belas.

Ao comparar o clima, podemos dizer que a Nova Zelândia é mais fria, especialmente na ilha sul.

Aliás, a Nova Zelândia possui uma característica peculiar: é um país formado por duas ilhas separadas pelo Estreito de Cook. A ilha norte tem clima mais úmido e temperaturas mais altas. Já a ilha sul recebe neve no inverno.

No verão a média no país fica em torno de 20°C a 26°C. No inverno fica entre 2°C a 15°C. Porém, essa média nem sempre corresponde à realidade. Afinal, como comentamos, as temperaturas variam bastante de acordo com a ilha (norte ou sul) e a região em que você estiver.

Na Nova Zelândia as estações do ano são mais marcadas. Com isso, você tem opções de entretenimento para todos os gostos. É possível esquiar no inverno e aproveitar as praias no verão, por exemplo.

 

Estilo de vida, cultura e diversão

austrália ou nova zelândia 04

Falando da Austrália

Quem gosta de balada e agito tende a preferir a Austrália, já que as cidades são maiores e oferecem mais opções para sair à noite.

Quando se trata de diversão, as opções são muitas e para todos os gostos. Há muitos bares para “happy hours”, restaurantes especializados em frutos do mar e que oferecem comidas típicas de outros países. É possível comprar roupas pagando bem menos que no Brasil. E para pôr em dia a cultura e conhecer mais, há museus e galerias de arte.

Os esportes também predominam, em especial o futebol australiano (que é mais ou menos uma espécie de rugby). Mas como você deve imaginar, a costa da Austrália também é ideal para os surfistas. Em Gold Coast, por exemplo, a principal praia é chamada de “Surfers Paradise”.

 

Na Nova Zelândia

A terra dos kiwis (como são chamados os neozelandeses) nem sempre oferece tantas opções para sair à noite. Elas existem, é claro, mas em geral as cidades são menores. Em compensação, o país é repleto de festivais e eventos culturais e pitorescos.

Uma das coisas mais legais na Nova Zelândia é a variedade de paisagens e atrações naturais. Você pode fazer trilhas, visitar vulcões, montanhas, lagos cristalinos e cavernas. Perspectivas bem diferentes das que costumamos ter no Brasil.

Tanto na Austrália como na Nova Zelândia a flora e a fauna são ricas. Praias lindas, florestas admiráveis e road trips imperdíveis. Em beleza natural elas empatam. Se você ainda não decidiu até aqui, é compreensível. São dois locais em que o clima, a beleza e o perfil da população se parecem bastante.

São povos amistosos, receptivos e acolhedores, apesar de não serem tão calorosos e espontâneos quanto os brasileiros. No Brasil, a gente abraça primeiro e pergunta depois. O sorriso é o primeiro contato, não é? Talvez você estranhe não encontrar isso na mesma proporção em outros lugares. É peculiaridade nossa. Ainda assim, os aussies e os kiwis são bem gente boa.

Diante da dificuldade de escolha na Oceania, o tamanho também serve de filtro. As cidades australianas são maiores, típicas cidades grandes. Se você prefere sossego e calma, talvez a solução seja a Nova Zelândia, que costuma ser ideal para quem gosta de cidades médias para pequenas.

 

Quanto custa viver na Austrália ou Nova Zelândia

austrália ou nova zelândia 03

Hora de falar de grana: custo de vida, custo do dólar, custo de tudo. Quanto custa viver por lá?

O intercâmbio em si custa um pouco menos na Nova Zelândia do que na Austrália. Isso incluindo gastos com curso, moradia e alimentação.

O dólar australiano é levemente mais caro que o dólar neozelandês. E o aluguel pesa mais no orçamento na terrinha dos coalas e cangurus. Sem contar que você vai querer conhecer os vários locais turísticos. E, para isso, certamente gastará mais na Austrália, já que o país é muito maior.

Porém, caso você pretenda trabalhar, todos esses custos são relativos. Afinal, na Austrália os salários são um pouco mais altos. Sim, a decisão parece ficar cada vez mais difícil.

De um lado, o custo de vida neozelandês é um pouco mais baixo. Mas os salários também.
Do outro, a Austrália tem os salários mais altos do mundo. Mas o custo também sobe.

Não é fácil bater o martelo, né?

Mas, para facilitar sua escolha, aqui estão algumas informações sobre os gastos de um intercambista nos dois países. Também tem a comparação com a nossa moeda.

Todos os valores abaixo são estimativas mensais.

austrália ou nova zelândia

Fonte de dados: http://www.wice.com.br/ – publicação em 27/12/16

Vale acrescentar que os custos variam conforme as condições, locais de estadia e alimentação. E dependem do estilo de vida do estudante. Como mencionamos, outro ponto a considerar é o ganho que você poderá conseguir com seu trabalho.

 

Custo relativo

É nosso dever reforçar esse ponto. Além do custo de vida absoluto, é muito importante você levar em conta o custo de vida relativo. O que é isso? Simples: o poder de compra que você terá caso trabalhe no país em questão.

Aqui no Nós na Gringa temos um post muito legal sobre o custo de vida na prática. Ele é resultado de uma pesquisa bem embasada na qual medimos o poder de compra em diferentes destinos de intercâmbio ao redor do mundo.

 

Estudo e trabalho

austrália ou nova zelândia 02

Quanto ao estudo, o páreo é duro, pois ambos os países ofertam excelentes escolas, com ótima infraestrutura. E tem mais uma coisa: nos dois o estudante tem a possibilidade de trabalhar.

Tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia você precisará matricular-se em um curso de no mínimo 14 semanas e terá o direito de trabalhar 20 horas semanais.

A Austrália dá um mês de férias pra quem estuda inglês, já a Nova Zelândia não. Esse ponto pode ser decisivo caso você faça um intercâmbio mais curto. Isso porque na Austrália você pode comprar um curso de inglês de 14 semanas e ganhar mais 4 semanas de férias.

Os tipos de trabalho encarados pelos intercambistas nem sempre são os mais convidativos, mas são bem remunerados. Os dois países pagam salários mínimos que estão entre os maiores do mundo.

Empregos simples como caixa de mercado, garçom, pintor, pedreiro, faxineiro, babá, etc., podem te render uma boa grana. Então, o negócio é buscar logo um trabalho. E se você não sabe como começar, a gente mostra aqui como evitar alguns erros fatais na hora de procurar emprego no exterior.

Quer entender melhor como funciona um intercâmbio de estudo e trabalho em cada um desses países? Dá uma olhada neste post sobre intercâmbio na Austrália e este sobre intercâmbio na Nova Zelândia.

 

Faltou falar que…

austrália ou nova zelândia

A Austrália é o país dos cangurus e dos coalas. É um dos lugares do mundo onde a pobreza e a miséria são muito raras ou até inexistentes. Todos têm as mesmas oportunidades.

As pessoas são consideradas não pelo que vestem, nem pelo que possuem, mas sim porque são seres humanos lutando pela vida e pelo crescimento do país. O desenvolvimento da nação não é válido somente para os ricos, é bom para todos.

É a terra onde o peixinho-palhaço da Disney e sua amiguinha Dory encontraram Nemo, lembra? P. Sherman 42, Wallaby Way, Sydney! (Tem que ler acelerado, viu?) O endereço não existe, é fictício. Mas Sydney está lá. Majestosa e linda metrópole.

 

E da Nova Zelândia? O que mais dizer?

austrália ou nova zelândia

É onde vivem os maoris, povo nativo do país. É a terra do Senhor dos Anéis, do Hobbit, das Crônicas de Nárnia, de Xena, a Princesa Guerreira e do Último Samurai. Ali, além das praias, vulcões e florestas, você pode conhecer os cenários espetaculares desses filmes.

A igualdade social, a segurança e a qualidade de vida também predominam. E é onde ficam as cidades de Auckland e Queenstown, dois dos destinos que mais crescem entre os intercambistas.

 

E então, conseguiu escolher?

Austrália ou Nova Zelândia: onde fazer intercâmbio? Essa é uma pergunta que, agora, você tem informação para responder. Mas é lógico que ainda temos muito para te contar sobre intercâmbio, seja nesses ou em outros países. Por isso, deixo um convite aqui.

Aproveite para conferir o livro digital Intercâmbio do Zero. Por lá, mostramos como você pode planejar seu intercâmbio de estudo e trabalho em muito menos tempo do que imagina, economizando uma bela grana.

 

Intercambista, produtor de conteúdo e viajante compulsivo. Faz planos para o futuro diariamente e muda de ideia com a mesma frequência. Depois de morar fora, percebeu que ser tímido não é barreira para nada.