dicionario-ingles-portugues

Dicionário inglês-português: conheça 10 opções online grátis

Um dicionário inglês-português pode ser uma boa pedida para você que está estudando o idioma no dia a dia, embarcando em uma viagem de férias ou pensando em realizar o sonho de fazer um intercâmbio.

Todo mundo que já viajou para fora do Brasil sabe: os primeiros dias são de incerteza — e, por que não dizer, fase de “micos e gorilões”. Quem nunca, né? Nessa hora os dicionários de inglês podem salvar a pátria.

Ainda mais hoje em dia, já que você pode abrir o dicionário no próprio celular enquanto estuda ou conversa com um estrangeiro.

E nós, percebendo o quanto esses amiguinhos são úteis (e a falta que fazem), preparamos para você esta pequena lista com 10 sugestões.

São opções grátis e online! O objetivo é facilitar sua vida e evitar que você gaste com mais uma compra. Depois de saber um pouco mais sobre eles, você vai querer adotá-los em seu aprendizado de inglês. Acredite.

 

Dicionário inglês-português: a gente precisa deles?

dicionario-ingles-portugues

Talvez você não esteja muito certo do valor que um dicionário bilíngue tem. E é normal que quem nunca precisou urgentemente de um pense neles como a última coisa a providenciar.

Na verdade, neles ninguém nem pensa!

– Azar, na hora da prova de inglês eu dou um jeito. Não preciso saber tudo, o importante é passar.

Ou então:

– Ah! Que nada! Chego lá no intercâmbio e, até aprender a língua, me viro bem com o inglês basiquinho que sei.

Essa é a expectativa de muitos, mas a realidade passa longe disso. E a maioria não cai na real até se deparar com os primeiros perrengues da língua.

 

A solução

Dicionários inglês-português e dicionários inglês-inglês online podem te tirar de muito sufoco e aceleram a aprendizagem do idioma. Além de oferecerem traduções e significados, eles enriquecem o vocabulário, dão suporte gramatical, ensinam a pronúncia e favorecem a fluência. Com tudo isso, otimizam o domínio da língua.

Quer saber por que mais vale a pena consultá-los? Veja aqui nossas sugestões com as vantagens que cada um deles pode oferecer.

E quando você perceber que repetir a frase – “Teacher, I’m sorry, repeat please!” – não está adiantando, poderá recorrer a essa lista, ok? Fizemos com carinho para você ter uma evolução  mais tranquila e mais feliz ao aprender inglês.

 

Dicionário inglês-português e inglês-inglês:  10 sugestões

1. Oxford Learner’s Dictionaries

dicionário inglês-inglês oxford

O primeiro da lista não é propriamente um dicionário que oferece traduções, mas ele entra com tudo no significado das palavras, sugerindo diferentes interpretações. Apresenta também informações muito bem organizadas e ainda te dá chance de realizar consultas gramaticais.

Trata-se de um dicionário que você pode utilizar facilmente, por ser grátis e online. Com ele você pode:

  • Descobrir outras palavras, em inglês, que possuem o mesmo sentido;
  • Verificar todas as classes gramaticais que aquela palavra pode ter;
  • Aprender a pronúncia britânica e a americana da palavra, e ter acesso à leitura dessas pronúncias para melhor fixação;
  • Ver a forma escrita correta da palavra;
  • Entender bem em que situações da fala e da escrita a palavra pode ser empregada.

 

Na prática: saiba como usar

Quando você digita a palavra, surgem as várias opções existentes para ela. Você escolhe a que for de interesse no momento e clica na lupa de busca.  Uma nova página se abre com todas as informações daquele vocábulo.

Na frente da palavra vem a classificação. Ela pode ser: um nome (noun), um verbo (verb), adjetivo (adjective), advérbio (adverb), ou outra. Todas essas classificações diferentes podem ser acessadas através do quadro “other results”.

Exemplo: come – verb.

Na segunda linha você tem as duas opções de pronúncia: BrE (British English) – inglês britânico e NAmE (North American English) – inglês norte-americano. Você poderá lê-las (e também ouvi-las) clicando no ícone de som.

Na escrita da pronúncia você observará um apóstrofo em determinada posição. É onde se situa o stress. Indica que ali é a pronúncia mais forte da palavra, o que seria para nós a silaba tônica. Isso ajuda a pronunciar corretamente o termo.

 

Quer um exemplo?

Veja como fica a palavra “apple”:

Apple noun

BrE / ‘aepl /    NAmE /’aepl /

Na linha seguinte, você confere o plural da palavra. No caso dos verbos, caso queira informações sobre escrita, emprego e pronúncia de todas as formas verbais e seus tempos (passado, presente ou futuro), basta clicar em: + Verb Forms.

À medida que você for descendo pela barra de navegação poderá ver diferentes significados do vocábulo, devidamente numerados.

Além disso, quando trata-se de nouns, que para nós são os substantivos ou nomes de objetos, são oferecidas imagens com setas que identificam cada parte daquele objeto.

A guia “Topics” é outra coisa legal desse dicionário, pois através dela você vai direto ao termo, selecionando a categoria do que deseja. Ao clicar em topics você escolhe entre:  animais, frutas, partes do corpo, cultura, comidas ou outras tantas categorias. Fica super simples encontrar o termo que você deseja.

Não dá pra perder essa oportunidade de dar uma alavancada em seu inglês, né?

 

2. Merriam-webster.com

dicionário inglês-português merriam webster

Esse dicionário é um dos mais recomendados pelos professores. Com ele você fica por dentro de várias particularidades da língua inglesa. Não oferece tradução, mas é bem completo quanto ao resto.

A guia “dictionary” te dá a definição da palavra e em “Theasaurus” (léxico) você obtém o sinônimo, antônimo, outros significados e mais informações. Inclusive, você passa a conhecer outros vocábulos relacionados.

Clicando em vídeos você tem acesso a filmes curtinhos sobre a gramática e seu uso na língua inglesa, entre outros.

 

3. The Free Dictionary

dicionário inglês-português free dictionary

Contém muita informação. Oferece pronúncia no inglês americano e britânico, gramática, definição de acrônimos e expressões próprias da língua. Além disso, também possui páginas voltadas para a área de medicina (Medical Dictionary) e jurídica (Legal Dictionary).

 

4. Word Reference

dicionário inglês-português word reference

Esse é um dicionário muito útil, pois evita perda de tempo durante as aulas. Se você tiver permissão para usar seu celular, poderá acessar rapidamente o site e consultar a tradução da palavra. Esse dicionário é online, é grátis e você pode acessá-lo através de dispositivos móveis.

Já pensou que não vai mais precisar fazer aquela “cara de paisagem” quando alguém disser algo que você não sabe o que significa? É só consultar esse popular tradutor, pois ele é capaz de ajudar na tradução de muitos outros idiomas, além do inglês.

O site é bem organizado. Os fóruns são separados conforme o idioma e há links para diretórios e outros dicionários, também online.

 

5. Urban Dictionary.com

dicionário inglês urban dictionary

Esse é para aprender a linguagem das ruas, já que é um dicionário de inglês informal. Nele são encontradas gírias, expressões novas e inclusive palavrões. Tem de tudo. Possui um estilo peculiar e bem moderno.

Já perdi as contas de quantas vezes tive que recorrer ao Urban Dictionary para realmente encontrar o significado de uma expressão. Enquanto os outros dicionários de inglês só mostram a tradução formal, esse revela todas as gírias — até aquelas mais “chulas”, digamos assim.

 

6. Linguee.com

dicionário inglês-português linguee

O site possibilita conhecer a tradução das palavras, a classe gramatical e oferece como exemplo algumas frases onde o vocábulo está sendo empregado. Ele é uma mistura de dicionário redacional com buscador de traduções. Possui a capacidade de percorrer 100 milhões de textos em busca de termos e expressões.

 

7. O forvo

dicionário inglês-português forvo

Excelente orientador de pronúncia. O site é organizado com a colaboração dos usuários. Possui um acervo significativo de vocábulos, em diversos idiomas. Ao pesquisar uma palavra, o acervo mostra várias pronúncias diferentes feitas por nativos.

 

8. American Heritage – Dictionary of The English Language

dicionário inglês american heritage

Esse dicionário fornece definições, mostra grafias e sugere palavras semelhantes. Ensina a pronúncia em áudio.

 

9. Babylon – Dicionário multilíngue

dicionário inglês-português babylon

Você pode baixar o Babylon ou usar online. São mais de 2.000 dicionários reunidos. Além do inglês, também é possível pesquisar em mais 74 idiomas diferentes. São expressões, frases e termos que podem ser traduzidos rapidamente.

Apresenta uma divisão de termos por área. Assim, a busca pode ser feita em ciências, música, direito, medicina, negócios, etc.

 

10. Michaelis

dicionário inglês-português michaelis

Dicionário inglês-português (bilíngue). Conta com mais de 330.000 traduções em verbetes e um dicionário organizado dentro dos mais rigorosos padrões lexicográficos e científicos. Atualizado com neologismos que se relacionam a termos sobre: informática, marketing, economia, artes, comunicação, ciências, etc.

 

Conclusão

Um dicionário inglês-português online e gratuito é tudo de bom para quem está sofrendo as torturas de não conhecer bem a língua inglesa. Ele vai resolver uma parte do problema.

Mas o que pode mesmo te ajudar é levar a coisa a sério e aprender o idioma de verdade! Sem “embromation”. Para isso, você encontra boas dicas em nosso artigo: 5 melhores sites para aprender inglês com nativos (todos grátis).

Aproveite e leia agora na sequência! Depois disso, siga o conselho do inesquecível Ray Charles:

“Hit the road…”  E não passe aperto… no more…  “No more, no more, no more…”

 

Intercambista, produtor de conteúdo e viajante compulsivo. Faz planos para o futuro diariamente e muda de ideia com a mesma frequência. Depois de morar fora, percebeu que ser tímido não é barreira para nada.