estudar inglês de graça Califórnia

Saiba como estudar inglês de graça na Califórnia

Imagine que você pudesse estudar inglês de graça em cidades como San Diego, Los Angeles ou San Francisco. Parece um sonho, não é mesmo? Mas isso é 100% possível!

Existe uma oportunidade desconhecida da grande maioria dos brasileiros: os cursos de inglês gratuitos na Califórnia. Sim, é possível estudar inglês sem pagar nada e ainda aproveitar as praias da “Califa”.

Difícil de acreditar, né? Para mim também foi.

Mesmo tendo feito meu primeiro intercâmbio em 2014 e trabalhando com o Nós na Gringa desde 2015, só fui descobrir essa possibilidade depois de ler o blog Vou Pra Califórnia, da Fê Rabaglio.

A Fernanda é especialista em intercâmbio na Califórnia e tem um site totalmente dedicado a esse assunto. Por isso, entrevistamos a Fê e trouxemos as respostas para as principais dúvidas relacionadas aos cursos de inglês grátis nos EUA.

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então continue lendo!

 

Que história é essa de curso de inglês grátis?

estudar inglês de graça Califórnia

Sim, estudar inglês de graça na Califórnia é possível. O único gasto para fazer o curso de inglês é uma taxa de matrícula (em torno de 5 dólares). E algumas escolas não chegam a cobrar nem essa taxa!

As passagens e hospedagem ficam por conta do intercambista, mas o programa de estudos em si sai de graça, o que é excelente.

As turmas têm alunos das mais variadas partes do mundo, desde a América do Sul até a Ásia. Portanto, essa também é uma ótima chance de fazer amigos de todos os cantos do planeta.

 

Por que eu nunca ouvi falar disso antes?

Porque não é do interesse das agências de turismo e intercâmbio. Elas não querem perder uma fatia do bolo e, com isso, não divulgam a opção do curso de inglês grátis.

Isso acontece porque as agências ganham comissões das escolas pagas (o que também não é errado, é simplesmente como o sistema funciona).

A própria Fê Rabaglio, do Vou Pra Califórnia, tem uma história curiosa:

“Uma pessoa que conheci no ‘falecido’ Orkut me contou que os cursos gratuitos existiam e, embora eu não tivesse certeza alguma de ser verdade e não conhecesse nada e nem ninguém sobre o assunto, eu resolvi arriscar.”

Por outro lado, pra quem descobre que a opção de estudar inglês de graça está disponível, fica óbvio que esse é um ótimo caminho. Não só pela economia, mas também pela oportunidade de investir o dinheiro em outras experiências durante o intercâmbio.

 

Por que esse curso existe (e por que alguém resolveu oferecê-lo de graça)?

curso de inglês gratuito Califórnia

O curso é um programa do governo americano e tem foco no residente estrangeiro (permanente ou temporário). Pode ser feito por qualquer pessoa que queira morar na Califórnia por alguns meses e estudar inglês.

Algumas poucas escolas exigem que você tenha um ID americano (como se fosse o nosso RG). Nesse caso não é possível aproveitar o curso para fazer o seu intercâmbio gratuito na Califórnia. Mas é importante destacar que essa é a exceção, não a regra! A maioria das escolas não pede o documento, então fique tranquilo. 😉

 

Onde e como posso fazer minha matrícula?

A matrícula é feita presencialmente, na secretaria da escola. Infelizmente, não é possível se matricular online nem reservar vaga com antecedência. Essa matrícula tem uma taxa simbólica de míseros 5 dólares. Todo o resto do curso sai de graça, na faixa, 0800! =D

 

Os cursos de inglês gratuitos têm uma boa qualidade de ensino? Eles perdem para os cursos pagos?

estudar inglês de graça Califórnia 04

Essa é, provavelmente, uma das primeiras dúvidas que surgem. A Fê Rabaglio conta o seguinte:

“Eu não senti perda nenhuma e nunca tive insatisfação dos meus orientados nestes 3 anos de ‘Passo a Passo: Intercâmbio na Califórnia’.”

E completa:

“Lembro que na minha turma tinha alunos que deixaram escolas particulares muito bem conceituadas, inclusive, por acharem que sua evolução na escola pública era melhor.”

 

Quanto tempo dura o curso de inglês gratuito?
Por quanto tempo posso estudar na Califórnia?

O curso completo dura três anos. Isso vai desde o básico até o nível mais avançado.

Mas o legal é que você pode estudar durante o tempo que quiser, desde que respeite o tempo do visto de turista americano (que é de 6 meses).

Como funciona o nivelamento?

Você vai entrar no módulo que condiz com o seu nível de domínio do inglês. Então não se preocupe: se você fala inglês básico, não vai precisar estudar com gente do avançado, e vice-versa.

A Fernanda conta que estudou por cerca de 3 meses e a experiência foi muito bacana. Segundo ela, muitas pessoas estudam por 6 meses e relatam que percebem uma grande evolução no seu nível de inglês.

 

Qual é a melhor época do ano para fazer esse tipo de intercâmbio?

estudar de graça na Califórnia 3

A Fê Rabaglio indica chegar no início de setembro (ou até no final de agosto, caso você queira um tempo para se ambientar). Isso porque as aulas começam em setembro, então chegando nessa época você tem mais chances de conseguir vaga.

Ainda assim, não é obrigatório pegar a turma desde o início. Você pode chegar na Califórnia e se matricular quando as aulas já começaram.

Porém, é bom saber que nesse caso existe o risco de não conseguir uma vaga na escola que você deseja. Aí pode ser que você precise tentar vaga em outras escolas, ok?

Segundo a Fê, os piores meses são junho, julho e agosto, já que nesses meses a escola está fechada.

 

Pessoas de que idade podem estudar inglês de graça na Califórnia?

Para se matricular em qualquer curso de inglês gratuito na Califórnia é preciso ter mais de 18 anos.

Ah, um detalhe! Vale lembrar que a maioridade nos EUA é aos 21 anos. Por isso, somente os maiores de 21 anos podem alugar carro e entrar em bares ou baladas.

E não existe idade máxima para fazer o curso gratuito!

 

Existe alguém que deveria evitar esse tipo de intercâmbio?

estudar inglês de graça Califórnia 05

Segundo a Fernanda, alguns perfis não são atendidos por esse curso. São eles:

  • Pessoas que desejam fazer menos de 1 mês de intercâmbio, pois como o foco é um curso extensivo, o aproveitamento será pouco;
  • Pessoas que só possam fazer o intercâmbio em meses de férias do curso, como: dezembro, janeiro, junho à agosto;
  • Menores de idade, pois o curso exige um mínimo de 18 anos.

 

Preciso contratar uma agência para fazer um curso de inglês gratuito na Califórnia?

Não! Você consegue fazer tudo por conta própria, desde que tenha as informações certas.

 

Qual é o tipo de visto necessário para fazer intercâmbio de inglês na Califórnia?

estudar inglês de graça Califórnia 05

Mais uma vez, a Fê Rabaglio esclarece:

“Não há um visto específico, mas para quem não tem nenhum tipo de visto, o de turista é o mais fácil e mais barato para aplicar.”

Segundo ela, você não vai precisar de documentação da escola, nem de agência, nem de comprovação de residência:

“No Passo a Passo: Intercâmbio na Califórnia eu dou todas as dicas, orientações e indicações para que a parte burocrática (como passaporte, visto e documentos de matrículas) não seja um obstáculo no caminho dos meus orientados.”

 

posso trabalhar no EUA enquanto estudo inglês?

Legalmente, não. O visto de turista só permite que você viaje ou estude.

Para trabalhar nos EUA é preciso ser americano, residente legalizado (por exemplo, quem casou com um cidadão americano) ou quem tem visto de trabalho. Para ter o visto de trabalho é preciso arrumar um emprego e ter uma empresa aplicando o visto para você. Esse é um processo que custa caro para a própria empresa, por isso poucas pessoas conseguem.

Se você deseja estudar inglês e trabalhar ao mesmo tempo, existem três opções de países (sobre os quais falamos neste post aqui).

Mas como assim?

Talvez você se pergunte: “Mas eu ouço falar de tantos brasileiros trabalhando nos EUA. Como eles conseguiram?”.

A grande maioria dessas pessoas trabalha de forma ilegal. Aí vai de cada pessoa decidir se quer ou não burlar as regras, né?

Uma dica da própria Fernanda para quem quer trabalhar da Califórnia é fazer importação, mandando produtos para o Brasil (direto para o endereço do seu cliente).

Tá aí uma opção para lucrar com todos aqueles conhecidos que pediram pra você trazer uma câmera, um notebook, um iPhone, e por aí vai! Tanto você quanto o comprador saem ganhando.

 

Fechando com chave de ouro: O passo decisivo para o seu intercâmbio na Califórnia

estudar de graça na Califórnia 10

Se você realmente tem interesse em fazer um intercâmbio na Califórnia (e ainda estudar inglês de graça por lá), sugiro que confira o Passo a Passo: Intercâmbio na Califórnia.

Esse é um guia completo, em formato de livro digital, organizado pela própria Fê Rabaglio, do Vou Pra Califórnia. Até onde eu sei a Fernanda é a única profissional no Brasil que tem um site 100% dedicado a esse tema.

Importante: o material da Fê não é gratuito, ok? O livro tem um custo de R$ 157, pois a Fernanda teve um grande trabalho para reunir todas as informações e montar um passo a passo detalhado. Ainda assim, o custo é irrisório perto da economia que o guia proporciona.

Então aproveite para conferir! E se tiver qualquer dúvida ou comentário, é só deixar sua opinião abaixo! =)

 

Intercambista, produtor de conteúdo e viajante compulsivo. Faz planos para o futuro diariamente e muda de ideia com a mesma frequência. Depois de morar fora, percebeu que ser tímido não é barreira para nada.