feira de intercâmbio 01

Feira de intercâmbio: 5 opções de eventos em todo o Brasil

As feiras de intercâmbio têm feito bastante sucesso no Brasil. Vários visitantes tomam sua decisão final de sair do país em um desses eventos. Motivados pelo que veem e empolgados pela fala de coordenadores e representantes de escolas, assumem finalmente a vontade de embarcar nessa experiência.

Em vários outros casos, as feiras ajudam a colher as primeiras informações e entender um pouco melhor como um intercâmbio funciona. Você, que também sonha em fazer intercambio, mas ainda não conhece todos os detalhes, pode aproveitar esse tipo de oportunidade.

Então, fique com a gente! A partir de agora vamos te contar por que é válido conferir de perto esse tipo de evento e quais são as principais feiras de intercâmbio do país.

 

Feira de intercâmbio: visite e vá correndo arrumar sua mala

feira de intercâmbio 01

Visitar uma feira de intercâmbio é uma das melhores formas de saber mais sobre os países que recebem brasileiros para estudar. Antes de embarcar em um intercâmbio, o melhor a fazer é conhecer o máximo que puder sobre os diversos locais do mundo que permitem essa experiência.

Você pode se surpreender com as várias empresas que participam. Coordenadores de ensino e escolas apresentam seus países, esclarecem dúvidas e mostram tudo o que cada país pode oferecer.

É claro que as empresas não perdem tempo e fazem uma propaganda legal. Mas o melhor disso tudo é que quem sai ganhando é você. Se demonstrar interesse, você pode até sair de lá com um plano de estudos bem detalhado para te direcionar.

A oportunidade é única. E você não pode perder a chance de conhecer as agências, falar com os representantes e ficar por dentro dos cursos. Ver como a coisa funciona é o melhor caminho para fazer um intercâmbio com segurança.

Ao mesmo tempo, vá sabendo o que te espera. Como comentamos, coordenadores e agentes fazem de tudo pra te convencer a optar pelas escolas que representam. E eles são muito bons nisso.

Por isso, antes de qualquer coisa, vale se informar um pouco mais sobre os objetivos das feiras de intercâmbio. Veja só!

 

Qual o objetivo das feiras de intercâmbio?

feira de intercambio 03

Em uma feira de intercâmbio estão reunidas diversas instituições de ensino estrangeiras, agências e empresas do setor. O objetivo é oferecer conteúdos informativos e palestras, propiciando um primeiro contato com os jovens que pretendem aperfeiçoar seus estudos no exterior.

Os eventos acontecem de ano a ano. Temos aqui um pouco do que você pode esperar de cada uma das feiras.

 

1. Salão do Estudante

O Salão do Estudante é um evento que acontece em vários estados brasileiros. Este ano (2017) ocorrerá em diferentes cidades no período entre 14 a 21 de março.

A feira conta com mais de 200 instituições representadas. Seu objetivo é trazer informações detalhadas para quem está interessado em conhecer outras culturas e ampliar suas vivências.

O Salão do Estudante permite interagir com representantes de universidades, faculdades, high-school e escolas de idiomas. Também estão representadas as melhores agências de intercâmbio do país.

Você pode participar de seminários, aprender como se matricular nas diferentes escolas, conhecer os custos e saber mais sobre os vistos e acomodações.

Vale acrescentar que um grande grupo de instituições de Portugal também estão presentes. E a melhor notícia é que elas aceitam o ENEM para ingresso.

Veja onde estará o Salão do Estudante em 2017:

Cidades Datas
São Paulo Dias 11 e 12 de março
Rio de Janeiro Dias 14 e 15 de março
Porto Alegre 17 de Março
Curitiba 18 de março
Belo Horizonte 19 de março
Salvador 21 de março

Você encontra informações mais detalhadas no site do evento: http://salaodoestudante.com.br/

 

2. A.T.E. (Global Access Through Education)

Essa feira acontece agora em fevereiro de 2017, na cidade de São Paulo, no Shopping JK Iguatemi. É organizada pela agência STB (Student Travel Bureal) e o Grupo Iguatemi.

O evento ocorre entre 27 de fevereiro e 1° de março. Se você está interessado tem que correr para fazer sua inscrição, pois as vagas são limitadas.

Nessa feira participam 95 estabelecimentos de ensino de 15 países. Na ocasião os interessados terão acesso a workshops e palestras ministrados por palestrantes reconhecidos internacionalmente.

Alguns exemplos de autoridades presentes são a diretora da Faculdade de Educação continuada de Columbia, o Reitor da Universidade de Artes de Londres e o Coach de Educação Brady Norvall.

Ficou interessado e quer saber mais? Acesse o site para mais detalhes sobre o evento: https://goo.gl/jMoEW3

 

3. EduExpo

Essa feira de intercâmbio é considerada a maior e mais completa do mundo. Ela também promove o acesso a informações sobre estudos fora do país.

Na EduExpo você tem chance de:

  • Interagir com representantes de universidades e escolas;
  • Informar-se sobre os custos e bolsas de estudo;
  • Entender quais os melhores programas e cursos;
  • Encontrar informações sobre preços e tipos de acomodações;
  • Participar de seminários gratuitos;
  • Saber detalhes sobre os tipos de visto e compreender qual o visto mais adequado para você;
  • Conhecer mais de 100 destinos de intercâmbio diferentes;
  • Obter recomendações e conselhos sobre tudo que precisar para facilitar sua estadia no exterior.

O site da feira EduExpo é o http://eduexpos.edufindme.com/.

 

4. AC Expo

Essa feira de intercâmbio tem uma característica especial e bem peculiar: é voltada exclusivamente à educação na Oceania.

Portanto, se você tem vontade fazer intercâmbio na Austrália ou aventurar-se pela Nova Zelândia, aproveite para fazer uma visita. Aqui estarão reunidos os principais estabelecimentos educacionais desses países.

A programação conta com palestras sobre estudo e trabalho, colocando você em contato com representantes de instituições de ensino como universidades, escolas de ensino técnico, escolas de inglês e high school. Nessa feira você também pode encontrar representações de órgãos do governo australiano e neozelandês.

O evento está previsto para iniciar em 30 de agosto, na cidade de Curitiba, mas também vai acontecer em São Paulo e Belo Horizonte. As inscrições gratuitas são realizadas online pelo site http://ac-expo.edufindme.com/.

Veja uma síntese do que você encontrará na AC Expo e as datas em cada cidade:

Locais e datas da Feira O que você pode fazer por lá Planos de Estudos para os seguintes cursos:
Curitiba – 30 de agosto Assistir a palestras informativas Cursos de Inglês
Belo Horizonte – 01 de setembro Conversar com consultores.

Ouvir depoimentos de intercambistas que já viveram a experiência.

High School
São Paulo – 03 de setembro Investigar sobre companhias. Informar-se sobre possíveis rotas de viagem.

Descobrir sobre desconto para brasileiros.

Cursos Técnicos
  Receber informações sobre o visto. Cursos universitários

E se, depois da visita, você ficar em dúvida entre esses dois países, acesse o post Austrália ou Nova Zelândia: onde fazer intercâmbio? Sem dúvida esse conteúdo também vai te ajudar a decidir.

 

5. Education USA

Essa feira de intercâmbio é uma das melhores maneiras de obter informações sobre os Estados Unidos. A organização prevê programação semelhante às outras feiras, com a diferença de que essa trata especificamente da oportunidade de estudo nos EUA. Você pode ficar por dentro de tudo no site do evento: http://educationusa.org.br/site/.

Este ano a feira estará presente nas seguintes cidades brasileiras:

07, 08 e 22 de Fevereiro Rio de Janeiro QS World Grad School Tour – Feiras e palestras. Site para mais informações:
https://goo.gl/MK6vBZ
09 e 11 de fevereiro São Paulo Feira e Informações https://goo.gl/7iheLI

 

Conclusão

feira de intercâmbio 02

Uma feira de intercâmbio pode te ajudar a descobrir as melhores opções para sua viagem. É uma ótima maneira de alavancar seu sonho, explorando o máximo de possibilidades para encontrar o caminho certo para estudar e trabalhar fora do Brasil.

Mas antes de pegar seu voo ainda existem muitas informações para conferir. Por isso, aproveite e assine a nossa lista de e-mails. Teremos o maior prazer em te enviar aulas gratuitas e um montão de novidades, à medida que forem surgindo.

Agarre esta chance de ficar por dentro das melhores informações sobre intercâmbio, sem precisar sair de casa. =)