motivos primeiro intercâmbio garota

10 motivos sensacionais para fazer seu primeiro intercâmbio

A ideia de fazer um intercâmbio já passou pela sua cabeça? Sim? Que ótimo! Mas é provável que você tenha dúvidas se esse é mesmo um bom plano, certo?

Com certeza não é fácil decidir embarcar. Às vezes a gente tem vontade de seguir o sonho, mas parece que ainda não nos convencemos dos motivos. Afinal, as incertezas também estão presentes.

O conteúdo de hoje veio para te ajudar a enxergar todos os benefícios do primeiro intercâmbio. Se você não sabe por que deve ir, a coisa se resolve agora! Lendo nosso post você vai ver que motivo é que não falta!

Conheça agora 10 razões sensacionais para fazer seu primeiro intercâmbio. Com certeza você já vai terminar de ler cantando “avisa lá, avisa lá, avisa lá, ô ô… avisa lá que eu vou…” E vai mesmo!

 

10 razões imperdíveis para seu primeiro intercâmbio

1. Você conhece um mundo novo

motivos primeiro intercâmbio

Não é frase feita, não. É realmente um mundo cheio de novidades. Pessoas, culturas, climas, cidades, línguas, conhecimentos, sabores, objetos, atitudes, comportamentos, ambientes naturais e muito mais coisas.

Nem dá pra escrever tudo aqui. Tudo novo e bem mais diferente do que você poderia imaginar.

Uma das coisas mais sensacionais é conhecer gente do mundo inteiro! Imagine fazer amizade com pessoas de diversos locais do planeta. E o melhor: eles estão ali com objetivos parecidos com os seus, porque tem intercambista de todo lado.

Da Coréia, da Colômbia, da França, do Japão, da Espanha, da Itália, das Filipinas, da Tailândia, do Peru, da Indonésia, da Croácia, da República Tcheca, da Alemanha… Ih, a lista não acaba nunca! Você pode ficar internacionalmente conhecido. Já pensou como deve ser legal ter amigo do outro lado do mundo?

Mas é essencial dizer que você também descobre novos sentimentos, experimenta novas emoções, novas tristezas e alegrias. E com isso você passa a conhecer bem melhor a si mesmo. Com o tempo, lidar com os seus medos e inseguranças vai ficar mais fácil.

 

2. Você aprende um novo idioma

motivos primeiro intercâmbio inglês

É sua chance de aperfeiçoar e finalmente alcançar a fluência no inglês ou outras línguas. Isso é possível porque, enquanto estuda, você tem contato com os nativos do país e está cercado o tempo todo pelo idioma local.

Querendo ou não, você terá que se comunicar na língua do país o tempo inteiro. E isso é ótimo!

Além disso, terá a oportunidade de conviver com os muitos intercambistas estrangeiros. Cada um falando seu idioma e você ali, absorvendo tudo. Já pensou o primeiro dia de aula? Ainda bem que existe o “ok” e o “uhum” pra já sair se comunicando logo de cara. 🙂

 

3. Você ganha autoconfiança

motivos primeiro intercâmbio desenvolvimento pessoal

Pegar um voo, pousar em um país estranho (onde ninguém te conhece nem nunca te viu) e conseguir chegar ao local certo: isso, por si só, já é motivo para comemorar.

Sua autoconfiança vai lá no alto, porque aí você pensa: “Me virei sozinho. Isso é legal!”.

Esse processo traz um aprendizado inestimável para o resto da sua vida. Depois que se sair bem em um país que não é o seu, você se sentirá capaz de enfrentar qualquer desafio.

 

4. Seu currículo fica mais rico

motivos primeiro intercâmbio carreira

Ter em seu currículo o diferencial de ter vivido em outro país, através de um intercâmbio, abre muitas portas. É uma forma de ampliar seus horizontes. É um passo à frente de outros que não saíram do Brasil.

Com um certificado estrangeiro, falando mais de uma língua e tendo vivenciado outras culturas, o difícil é não conseguir um bom trabalho. Atualmente, empregadores e parceiros de negócio dão muito valor a novas experiências que trazem o aprendizado de diferentes competências e habilidades.

Além disso, ao viver em um país diferente, você abre um leque de possibilidades em sua vida. Lá você vai conhecer novas maneiras de lidar com clientes, vai descobrir novos modelos de negócio e vai melhorar sua comunicação interpessoal.

 

5. Você cresce como ser humano

motivos primeiro intercâmbio garota

Em um intercâmbio você se vê diante de muuuuitos desafios. Querendo ou não, você terá que enfrentá-los. Essa é uma ótima maneira de crescer como pessoa.

Toda vez que você sai da sua zona de conforto e supera seus limites pessoais, sua relação com a vida se altera. Agora você consegue fazer com facilidade coisas que antes pareciam dificílimas.

O resultado é que, na prática, você troca medos ou limitações por oportunidades. Ao invés de encarar o mundo como um conjunto de riscos, você passa a vê-lo como um conjunto de possibilidades.

Em um intercâmbio, você precisa resolver seus problemas sem a ajuda da família ou até mesmo de seus amigos e colegas do Brasil. Não é à toa que, após uma experiência de intercâmbio, muitas pessoas se tornam mais pacientes, compreensivas, responsáveis e criativas. A partir das inúmeras situações vivenciadas, a visão de mundo realmente se expande.

Em seu país de intercâmbio você terá que conviver com pessoas completamente diferentes, com outros costumes e outros hábitos. Quer um exemplo? Tem gente que sai do Brasil achando que todo mundo toma banho todo dia. Só que não! E para conviver bem é preciso se adaptar, compreender e respeitar o jeito de ser de cada pessoa.

 

6. seu paladar fica beeem mais eclético

motivos primeiro intercâmbio comida - English Breakfast

Cada povo tem sua gastronomia. Nem sempre é a que te agrada logo de cara. Mas, de certa forma, você aprende a apreciar.

Sem dúvida, a culinária é mais uma experiência nova que surge pra você encarar.  Quem está acostumado ao arroz e feijão muitas vezes estranha, mas o jeito é dar uma chance e fazer o possível para se habituar a outros pratos.

A comida é sempre uma parte muito importante da cultura de um país. Conhecer e experimentar novos pratos é uma viagem à parte.

Aliás, a foto acima é de um típico English Breakfast. Diferente, né?

 

7. Você aprende a administrar melhor seu dinheiro

motivos primeiro intercâmbio dinheiro

Uma das questões importantes no intercâmbio é o dinheiro (e como lidar com ele). A não ser que você seja rico e possa gastar à vontade. Se esse não é seu caso, bem-vindo à realidade de quase todo intercambista!

Equilíbrio financeiro é fundamental. Quando você está em um país distante tendo que administrar todas as contas, é preciso se planejar bem com o dinheiro.

É possível viver com conforto durante o intercâmbio? Claro! Mas nem sempre o início será o mais fácil do ponto de vista das finanças. Por isso, seja responsável e comece a pensar no assunto bem antes de embarcar.

 

8. Você conhece lugares de cair o queixo

motivos primeiro paisagem

Esse é um motivo óbvio, né? Mas é tão bom que a gente precisa reforçar!

Uma das melhores razões para fazer seu primeiro intercambio é a oportunidade de ver de perto aqueles cenários, paisagens e monumentos que você só tinha visto por livros, revistas e internet.

Todo país tem seu cenário de beleza natural. Além disso, você sempre pode viajar para conhecer outros países vizinhos e visitar ainda mais lugares memoráveis.

 

9. Você entende que não existe um lugar perfeito (e tudo na vida tem dois lados)

motivo primeiro intercâmbio

Sabe aquela coisa de reclamar do Brasil e achar que tudo aqui é a pior coisa do mundo? Mais cedo ou mais tarde, você vai acabar descobrindo que existem problemas em todo lugar. Às vezes é a política, de vez em quando é o custo de vida, outras vezes é a saúde pública.

É lógico que os destinos de intercâmbio (como Austrália, Canadá, EUA, Irlanda, Nova Zelândia, etc.) são países desenvolvidos. A qualidade de vida nessas nações realmente é muito alta.

Ainda assim, nem tudo são flores. Pode ser que você nunca deixe de preferir o clima brasileiro ou o “calor” do povo daqui. O importante é compreender que tudo na vida pode ter dois lados (e você escolhe se quer ver o copo meio vazio ou meio cheio).

 

10. Você descobre que viajar é transformador

motivos primeiro intercâmbio viajar

É bem provável que, para a maioria das pessoas, esse seja o melhor motivo para fazer o primeiro intercâmbio. Viajar, conhecer lugares inusitados e viver culturas completamente diferentes são coisas que não têm preço.

Depois que você é picado pelo “mosquitinho dos viajantes”, fica difícil se imaginar passando o resto da vida em um mesmo lugar. Viagens são experiências que você leva para sempre.

Todo mundo já ouviu falar que viajar abre a cabeça. Às vezes até parece um papo manjado, né? Mas acredite: viver isso na pele muda tudo!

 

Entre todos os motivos para fazer intercâmbio, Qual é o seu preferido?

Conte pra gente nos comentários!

E se você ainda tem dúvidas se um intercâmbio é ou não uma boa ideia, sugiro ler este post: “Intercâmbio atrapalha ou ajuda na carreira?”.

Nele você vai perceber que, além dos motivos citados aqui, ainda existem diversas razões profissionais para estudar e trabalhar fora do Brasil. Aproveite!

 

Intercambista, produtor de conteúdo e viajante compulsivo. Faz planos para o futuro diariamente e muda de ideia com a mesma frequência. Depois de morar fora, percebeu que ser tímido não é barreira para nada.