o que é intercâmbio 01

O que é intercâmbio e por que tanta gente fala sobre isso?

O que é intercâmbio? Essa pergunta pode ser respondida tranquilamente por muita gente. Porém, você sabe que tem uma boa diferença entre saber o significado de uma palavra e entender exatamente seu conceito, não é?

E é por isso que fazemos questão de te mostrar “o que é intercâmbio” e explicar tudo nos mínimos detalhes. Queremos que você entenda tudo que há por trás desse termo e por que tanta gente fala sobre isso. Confira!

 

O que é intercâmbio? Veja a definição do dicionário

o que é intercâmbio conceito

Se procurar no dicionário você encontrará significados como: “troca”, “permuta”. Aí você pensa: “Ah, legal, agora entendi!”.

Mas será que esses sinônimos realmente correspondem ao verdadeiro e atual significado de intercâmbio?

Na prática não é bem assim. Ao longo do tempo, o termo sofreu uma espécie de evolução em seu sentido e isso ampliou bastante seu significado.

 

O que é intercâmbio: o conceito atual

o que é intercâmbio 01

Na verdade, esse é um termo que tem história pra contar. Quando surgiu era literalmente uma troca. Uma permuta entre dois alunos de escolas de diferentes nações.

Por exemplo: um aluno brasileiro trocava de lugar com outro aluno dos EUA. Nesse caso, o brasileiro ia para a casa do aluno norte-americano e vice-versa. Trocavam de família, frequentavam a escola um do outro, conviviam com os amigos. Um participava exatamente da experiência de vida do outro.

Mas, com o passar do tempo, a coisa foi mudando. Hoje não é mais necessário ter alguém para permutar. Ufa! Que bom!

No entanto, persistem as trocas de aprendizados e de novas culturas. E o que era apenas mudança de um país para outro, tornou-se uma fusão de diferenças individuais, onde o resultado é o crescimento mútuo.

Hoje qualquer pessoa pode fazer intercâmbio. Os programas de intercâmbio passaram a ser mais acessíveis e menos limitados. As feiras de intercâmbio se espalharam pelo mundo e as oportunidades foram ampliadas, dando chance a todos.

Atualmente não é preciso ter com quem trocar. O intercâmbio pode ser feito de muitas formas, sem necessidade de permuta.

Com isso, a pergunta “o que é intercâmbio?” ganhou uma nova resposta.

Fazer intercâmbio, hoje, significa ter a oportunidade de estudar e/ou trabalhar no exterior, sem a obrigatoriedade de trocar de lugar com alguém do país escolhido.

 

Tipos de intercâmbio

Existem muitas formas de fazer um intercâmbio. Você poderá escolher entre os diferentes tipos. Alguns dos mais buscados são:

Curso de idiomas

o que é intercâmbio inglês

Nesse tipo de intercâmbio o objetivo é estudar ou aperfeiçoar a língua do país escolhido. O tempo pode variar conforme a necessidade do estudante.

Muita gente pensa que quem escolhe essa opção só pode hospedar-se em casa de família. Porém, existem diversos tipos de hospedagem, desde apartamentos até hostels (albergues).

Intercâmbio de estudo e trabalho

o que é intercâmbio trabalho

Para fazer esse tipo de intercâmbio é preciso ter um visto de estudante que também dê a permissão para realizar trabalho remunerado.

Esse tipo de intercâmbio é o foco deste blog. Sabemos que muitos brasileiros querem estudar inglês e viver uma experiência no exterior, mas não têm uma reserva financeira tão grande. Esse também foi o nosso caso ao sair do país pela primeira vez.

Por isso, aqui no Nós na Gringa, procuramos mostrar as formas possíveis de estudar no exterior e trabalhar ao mesmo tempo.

Inclusive, você pode conferir o post onde apresentamos os 3 países para estudar inglês e trabalhar no exterior.

High School (Ensino Médio)

o que é intercâmbio high school

Esse tipo de intercâmbio é realizado especialmente por alunos de Ensino Médio, entre 15 e 18 anos, que queiram cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Trainee

o que é intercâmbio trainee

Essa é ótima pedida para quem acaba de se formar ou para quem já está formado. Tem a oportunidade de buscar um campo para atuar em sua área de formação. É como se fosse um estágio no exterior.

Intercâmbio de férias

o que é intercâmbio férias

Voltado para crianças, adolescentes e jovens, é realizado no período das férias escolares. Reúne estudo do idioma e atividades de lazer.

Au Pair

o que é intercâmbio au pair

Au Pair é como se chama o tipo de intercâmbio voltado especialmente para quem vai trabalhar como babá (nanny) no exterior. Bastante comum nos Estados Unidos.

Nesse programa você poderá trabalhar e se hospedar na casa de uma família estrangeira. Sua responsabilidade será cuidar das crianças da casa e ajudar nas tarefas domésticas. Em troca, o intercambista recebe alimento, casa, um pequeno salário para seus gastos pessoais e a oportunidade de aprender a língua do país e vivenciar uma nova cultura.

 

Intercâmbio está na moda? Por que tanta gente fala sobre isso?

o que é intercâmbio popular

Fazer intercâmbio está cada vez mais acessível. O número de brasileiros que vivenciam essa experiência aumenta a cada ano. Uma pesquisa recente encomendada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) revelou o grande interesse nessa prática.

Conforme o estudo, 30,5% dos brasileiros querem fazer um curso de inglês no exterior aliado a um trabalho temporário. E 20,1% querem apenas estudar o idioma. Esses são justamente os tipos de intercâmbio mais procurados.

Porém, também há procura em menores percentuais pelos cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado.

Não e à toa que as pessoas falam tanto em intercâmbio hoje em dia. É uma chance de conhecer novos mundos, viver com outras pessoas e aprender com elas. É uma oportunidade de crescimento sob todos os aspectos, inclusive emocionalmente.

Fazer intercâmbio resulta em evolução pessoal e profissional. Assim, cada vez mais gente pesquisa o que é intercâmbio e quais suas vantagens. Na verdade, são muitos os motivos que levam uma pessoa a estudar e trabalhar no exterior. Quer conhecer essas razões? Veja a seguir!

 

Motivos para fazer intercâmbio: a opinião de quem já fez

o que é intercâmbio 02

Conhecer novas terras, ter histórias hilárias para contar e ganhar muitos amigos são bons motivos. Mas as vantagens de embarcar em uma viagem dessas vão muito além. Os benefícios são inúmeros e quem já encarou o desafio afirma que valeu a pena.

Reunimos aqui alguns depoimentos de intercambistas que já passaram por essa experiência. Leia com atenção e descubra vários motivos para querer fazer seu intercâmbio.

O que os intercambistas dizem sobre a experiência?

“Melhorei meu inglês, conquistei um certificado de Business e agora tenho experiência de trabalho no exterior.”

“…Foi uma experiência de vida incrível!”

“Apenas 1 mês de Intercâmbio já fez muita diferença para mim.”

“Presenciei os lugares mais bonitos que se pode imaginar!”

“Melhor experiência de minha vida!”

“…Inesquecível!”

“…Amei demais! Quero voltar!”

“…A experiência de ter vindo valeu muito, por muitos motivos. Valeu pelo inglês, mas valeu principalmente por eu ter perdido o medo do mundo! Sinto-me capaz de ir para qualquer lugar. Uma sensacional sensação de liberdade, que desejo pra todo mundo…”

Os relatos acima foram retirados dos seguintes sites:
https://estadosunidosbrasil.com.br/
http://www.brasileirosnaaustralia.com/forum/topics/2063492:Topic:7?id=2063492%3ATopic%3A7&page=2#comments

Agora que você já leu a experiência de quem fez um intercâmbio, podemos te mostrar nossa própria lista de motivos para ir correndo arrumar sua mala.

 

Você ainda precisa de mais motivos para fazer intercâmbio?

o que é intercâmbio motivos

Se a resposta à pergunta acima for sim, aqui vão mais 10 razões para fazer um intercâmbio:

  1. Tornar-se fluente em inglês;
  2. Trabalhar ganhando em dólares ou euros;
  3. Conhecer as paisagens, os monumentos e o dia a dia de países que são referência em qualidade de vida, segurança, educação e mercado de trabalho;
  4. Dar um up no currículo, incluindo a experiência de ter vivido, estudado e trabalhado no exterior;
  5. Viver múltiplos aprendizados culturais, pessoais, educacionais e profissionais;
  6. Fazer amigos de todas as partes do mundo;
  7. Aprender a se virar em situações inusitadas;
  8. Adquirir confiança e independência, perdendo o medo de tomar decisões e encarar mudanças;
  9. Visitar outros países próximos do seu destino de intercâmbio e ver lugares incríveis com seus próprios olhos;
  10. Mergulhar de cabeça em uma experiência que vai ficar marcada para sempre.

 

Quem pode fazer intercâmbio?

o que é intercâmbio quem pode fazer

Depois de compreender exatamente o que é intercâmbio, é comum que ainda fique uma dúvida: quem pode fazer esse tipo de viagem?

Não pense que só jovens podem mergulhar nessa experiência. Pessoas de todas as idades podem fazer o seu intercâmbio.

Basicamente, todo mundo que tem interesse em vivenciar novas culturas, viajar e aprender idiomas pode embarcar nessa experiência. Existem condições específicas para cada faixa etária, para cada fase da vida.

Há cursos de curta duração para crianças e adolescentes em férias. Existe o intercâmbio para os profissionais que querem tentar um estágio fora do país.

Aqueles que estão no Ensino Médio e têm entre 14 e 18 anos também estão aptos a experimentar essa aprendizagem, fazendo uma parte de seu curso no exterior.

Há oportunidades para Au Pair que oferecem chances para quem está entre 18 e 30 anos. E os pacotes de estudo e trabalho, que podem ser aproveitados praticamente por qualquer pessoa.

Portanto, um intercâmbio consegue romper as barreiras da idade e até do nível de escolaridade. São portas que se abrem para todos que estão dispostos a lutar por uma experiência única em suas vidas.

 

Ficou alguma dúvida sobre intercâmbio? A gente conta tudo!

o que é intercâmbio dúvida

Agora que você sabe o que é intercâmbio, aposto que está com o coração aos pulos, cheio de vontade de partir para um. Acertei? Mas calma aí! Ainda tem muita coisa importante para descobrir.

Se você quer mesmo se preparar para estudar e trabalhar no exterior, assine a nossa lista de e-mails. Por lá enviamos uma série de aulas gratuitas sobre o assunto.

Assim você não perde nenhuma dica para tirar seu intercâmbio do papel!

Intercambista, produtor de conteúdo e viajante compulsivo. Faz planos para o futuro diariamente e muda de ideia com a mesma frequência. Depois de morar fora, percebeu que ser tímido não é barreira para nada.