bandeira americana estudar inglês

5 melhores sites para aprender inglês com nativos (todos grátis!)

Quem já passou pelo processo de aprender uma língua sabe que existe uma grande distância entre falar bem e falar como um nativo. 

Além da óbvia diferença de pronúncia e sotaque, a linguagem do dia a dia traz muitas gírias e expressões que os tradicionais cursinhos de idiomas não ensinam.

Por isso, ao invés de estudar com um professor brasileiro, por que não aprender diretamente com os nativos? A curva de aprendizado é mais acentuada, as conversas são mais divertidas e você ainda faz amizades no país de destino da sua viagem.

Para te ajudar, separamos os melhores sites para aprender inglês (e também outros idiomas) sem sair de casa, completamente grátis.

 

1. My Language Exchange

sites para aprender ingles language exchange

COMO FUNCIONA: 

Selecione o seu idioma e o idioma que quer aprender. Encontre parceiros e aprenda conversando livremente ou fazendo exercícios.

É o chamado esquema tandem (quando duas pessoas se reúnem para praticar o idioma uma da outra). Por exemplo, um australiano que quer aprender português brasileiro faz parceria com um brasileiro que quer aprender inglês australiano).

No My Language Exchange, você pode aprender e ensinar várias línguas ao mesmo tempo, fazer vários exercícios inclusos na plataforma e até conhecer seu amigo pessoalmente.

PRINCIPAL VANTAGEM:

Você pode aprender as variações de cada idioma. Por exemplo: inglês canadense, espanhol da argentina, português do Brasil e por aí vai.

Assim, você se conecta com gente do país para o qual vai viajar, aprende suas gírias e vocabulário próprio. E quando chegar lá, ainda pode encontrar seu parceiro de estudo. A gente, do Nós na Gringa, já fez tudo isso e deu certo. Foi uma grande experiência.

CONTRAS:

O layout do site é bem feinho, mas nada que vá atrapalhar seu aprendizado. Apesar disso, a plataforma é bem estruturada e profissional.

DICA DE OURO:

Depois de encontrar um parceiro pra estudo, sugira conversar direto no facebook. É mais prático e mais pessoal. Assim, vocês ficam amigos e ainda acompanham o dia a dia do outro país.

 

2. Inter Pals

sites para aprender ingles interpals

COMO FUNCIONA:

Também opera como tandem, onde você ensina sua língua e aprende um idioma estrangeiro ao mesmo tempo. Oferece opções de interesse, como: amizade, troca de idiomas, romance/flerte e relacionamento sério.

PRINCIPAL VANTAGEM:

Você pode conferir pessoas que estão online no momento e começar a estudar o quanto antes. Isso também facilita para quem tem pouco tempo livre e não pode combinar horário pra estudar sempre com o mesmo colega.

Ah, e se você está aberto a relacionamentos com estrangeiros – ou simplesmente quer uma paquera pra treinar outro idioma – , tá aí outro ponto positivo.

CONTRAS:

Algumas pessoas relataram casos de usuários procurando por sexo virtual.

DICA DE OURO:

Deixe claro quais são seus interesses. Dessa forma você encontra parceiros com os mesmos objetivos e evita perda de tempo (ou até propostas indecentes).

 

3. Busuu

sites para aprender ingles busuu

COMO FUNCIONA:

Semelhante ao já famoso Duolingo, você escolhe o idioma que quer aprender e treina muito vocabulário e estruturas de frases.

PRINCIPAL VANTAGEM:

Além dos exercícios, o Busuu conta com uma comunidade onde você interage com usuários nativos. Eles corrigem textos escritos por você na língua deles, assim como você pode ajudar outras pessoas corrigindo o português delas.

CONTRAS:

Existem algumas funções premium que são pagas, mas de qualquer forma o conteúdo gratuito é imenso.

DICA DE OURO:

Apenas esteja consciente de que o foco aqui está mais no vocabulário do que na pronúncia e no listening, por exemplo.

 

4. Step Stone Languages

sites-para-aprender-ingles-com-nativos-step-stone

COMO FUNCIONA:

A Step Stone é uma escola que foca principalmente em cursos de inglês online com objetivos específicos: inglês para o dia a dia, inglês para negócios, inglês para fins acadêmicos e inglês para viagens.

A base teórica da metodologia é o Neurolanguage Coaching®, ou coaching neurolinguístico, uma abordagem desenvolvida pela professora britânica Rachel Paling.

PRINCIPAL VANTAGEM:

A metodologia da Step Stone Languages conta com cinco ações práticas: refletir, planejar, organizar, executar e avaliar.

Desse modo, você só começa a estudar depois de refletir sobre sua própria motivação para aprender a língua. Em seguida, descobre qual é seu nível e estilo de aprendizado. E assim por diante.

Esse processo pode fazer bastante diferença para quem já tentou aprender idiomas, mas nunca conseguiu encontrar a motivação e a organização necessárias.

CONTRAS:

Os cursos na modalidade completa são pagos. Entretanto, você pode inscrever seu e-mail para receber 7 dias de aulas grátis. A partir daí é possível compreender a metodologia, o que pode ajudar até mesmo quem deseja estudar por conta própria.

Além disso, você pode aproveitar bastante conteúdo gratuito no blog da Step Stone (seja em vídeo, texto ou áudio) e no canal do YouTube.

DICA DE OURO:

Ao invés de apenas estudar a partir das dicas gratuitas, procure analisar e compreender a forma como os conteúdos são ensinados. Encontrar a metodologia certa pode mudar para sempre seu aprendizado de línguas estrangeiras.

 

5. BBC Learning English (sim, é a BBC da televisão britânica!)

sites para aprender ingles BBC

COMO FUNCIONA:

Ao contrário dos anteriores, este é só para quem quer aprender inglês. Você acessa a página, clica em “Start the course” e começa a fazer os exercícios na hora. Sem enrolação.

Apesar de ser mais parecido com um curso de inglês tradicional, o conteúdo é MUITO amplo e a qualidade do material é inquestionável.

PRINCIPAL VANTAGEM:

O material do curso tem a qualidade já conhecida da BBC. São muitos vídeos que ajudam você a se acostumar com a pronúncia e o sotaque.

Ah, o site é ótimo pra quem quer aprender inglês britânico.

CONTRAS:

Apesar de o conteúdo ser produzido no reino unido, você não interage diretamente com locais. Também não existe uma comunidade para tirar dúvidas.

DICA DE OURO:

Se você já fala um pouco do idioma, salte direto para capítulos mais avançados. Alguns deles são bem exigentes até mesmo para quem já estuda inglês há bastante tempo.

 

 

Dica extra para aprender inglês com nativos

Na nossa opinião, a melhor forma de aprender inglês e conviver com nativos no dia a dia é fazer um intercâmbio.

E aqui no Nós na Gringa temos um minicurso por e-mail que ensina como estudar inglês no exterior e ainda poder trabalhar ao mesmo tempo (ganhando em dólares ou euros).

Interessou?

Coloque seu e-mail abaixo e receba nossa série com 8 aulas sensacionais.

Nos vemos por lá! 🙂
Foto destaque: Unsplash Demais imagens pertencem a seus respectivos websites