transferência bancária internacional dólares

Transferência bancária internacional: conheça o jeito mais barato

Fazer uma transferência bancária internacional é quase sempre uma dor de cabeça. A gente pesquisa a cotação de moeda, as taxas, o serviço, pede opinião de quem já usou e no final das contas ainda fica em dúvida se está fazendo um bom negócio. Você já passou por isso?

Até pouco tempo, sempre que eu tentava transferir dinheiro para o exterior, terminava com a mesma sensação: a de que eu havia perdido bastante na troca.

A boa notícia é que, finalmente, depois de muito tempo pagando cotações e taxas absurdas, encontrei uma alternativa justa, eficiente e bem fácil de usar. Estou falando do Transferwise. Aliás, além das melhores taxas do mercado (disparado!), uma das vantagens do serviço é justamente a facilidade de uso.

Por isso, neste post quero te explicar tudo sobre o Transferwise. Vou tentar responder as suas principais dúvidas (provavelmente são as mesmas que eu tinha quando ouvi falar do Transferwise pela primeira vez):

  • O que é o Transferwise?
  • Como funciona o Transferwise?
  • O Transferwise é seguro?
  • Quais são as cotações e taxas cobradas?
  • Por que o Transferwise é melhor que as outras formas de transferência bancária internacional?
  • Tem algum ponto negativo?

As respostas pra essas e outras questões você confere a partir de agora!

 

O que é o Transferwise?

transferência bancária internacional online

O Transferwise é um serviço 100% online que permite transferir dinheiro para contas em outros países de maneira fácil e rápida, com taxas muito menores que dos bancos.

Não sei você, mas hoje em dia eu prefiro fazer quase tudo pela internet: desde pagar contas e reservar hospedagens até transferir dinheiro.

 

O Transferwise é seguro?

Totalmente. Esse é um serviço sério e confiável, desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype.

Para ter uma ideia, uma das pessoas que apostou no Transferwise desde o início foi Sir Richard Branson, um dos empresários mais bem sucedidos do mundo e fundador do Virgin Group.

Se você der um Google para conhecer a história do cara vai ver que ele não investe em qualquer empresa. Pelo contrário, Sir Richard Branson sabe bem onde está se metendo.

 

Por que o Transferwise é melhor que as outras formas de transferência bancária internacional?

transferência bancária internacional computador

Simples: além fácil e seguro, é muito mais barato.

Ao fazer uma transferência de dinheiro ao exterior, devemos avaliar os seguintes pontos:

  • Taxas cobradas para envio do dinheiro;
  • Cotação de moeda (taxa de conversão do dinheiro em moeda estrangeira. Ex.: R$ 1,00 = US$ 0,30);
  • Eventuais taxas “camufladas”.

Ao contrário dos bancos, o Transferwise não tem taxas escondidas. Eles deixam 100% transparente a única taxa que está sendo cobrada (essa taxa é de 2,5%).

Além disso, utilizam uma cotação de moeda totalmente justa. Normalmente os bancos, corretoras e operadoras de cartão se aproveitam da taxa de conversão de moeda para lucrar. Ou seja, ao transferir dinheiro por outros serviços, além de pagar taxas você paga uma cotação de moeda mais cara.

O Transferwise inclui a taxa logo de início e te informa a cotação final com a taxa já inclusa. Essa transparência ajuda muito a gente na hora de fazer as contas. Fica muito fácil saber quanto estamos pagando na prática.

 

Qual é a cotação de moeda usada pelo Transferwise?

transferência bancária internacional taxas

Bancos e outras empresas do setor financeiro costumam adicionar uma margem de lucro na taxa de câmbio, enquanto anunciam taxas baixas. O resultado é que muita gente paga enormes valores escondidos ao fazer uma transferência bancária internacional.

O Transferwise usa a taxa média de mercado, fornecida pela Reuters (maior agência de notícias do mundo e fonte de informações sobre o mercado financeiro) sem adicionar qualquer margem de lucro.

Ou seja, o Transferwise ganha dinheiro puramente através da taxa do próprio serviço. O interessante é que essa taxa é deduzida antes da conversão. Com isso, você não tem nenhuma surpresa desagradável na hora do pagamento.

 

Onde posso ver essa cotação na prática?

Aqui mesmo: pra facilitar, já colocamos a calculadora do Transferwise abaixo. É só escolher as moedas e inserir os valores. O resultado mostrado já é exatamente o valor que você vai receber ao final da transferência – não existe nenhum desconto escondido.

 

 

Quanta gente já usa o Transferwise na hora de transferir dinheiro para o exterior?

Muita gente! Já são mais de 34.496 avaliações 5 estrelas do serviço.

E estamos falando apenas das pessoas que se deram o trabalho de avaliar. Fora todas as outras que usam e nunca fizeram uma avaliação formal (que é o meu caso, inclusive rsrs).

Você pode ver os reviews (a maioria em inglês) neste link: https://www.trustpilot.com/review/transferwise.com

 

Como o Transferwise consegue cobrar menos?

transferência bancária internacional calculadora

Funciona assim: o Transferwise tem contas em diversos países do mundo. Vamos pegar a Austrália como exemplo.

Digamos que você queira transferir dinheiro da sua conta no Banco do Brasil para sua conta no Commonwealth, banco australiano.

Quando você faz o pagamento, não está enviando o dinheiro diretamente para a Austrália. Você, na verdade, está pagando para uma conta brasileira do Transferwise.

A partir daí, o próprio Transferwise pega dinheiro da conta australiana deles e deposita na sua conta da Austrália.

O mais importante é que na prática você não precisa se preocupar com nada disso. Você simplesmente gera um boleto e faz o pagamento, podendo até mesmo pagar online pelo internet banking.

Depois que você pega o jeito, o processo não leva nem 5 minutos.

 

Ah, mas isso parece bom demais para ser verdade. Não tem nenhum ponto negativo?

Tem sim. O ponto negativo é que você precisa, necessariamente, ter uma conta bancária no país de destino.

Digamos que você queira transferir dinheiro do Brasil para a Austrália. É fundamental ter uma conta em um banco australiano, como o Commonwealth.

 

Ok, gostei! Como faço para começar a usar o Transferwise?

transferência bancária internacional mundo

É só acessar o site, fazer seu cadastro (leva poucos minutos) e realizar sua primeira transferência bancária internacional pela plataforma.

Usando este link aqui você já ganha a primeira transferência livre de taxas. 🙂

Note que esse é um link de recomendação. Quando você usa, não é só você que ganha uma transferência sem taxas: eu também ganho uma transferência isenta de taxas por indicar o serviço. Ou seja, é bom para todo mundo.

Caso queira se cadastrar direto pelo site em vez de usar o link acima, fique à vontade.

 

Ficou alguma dúvida sobre transferência bancária internacional?

É só deixar seu comentário ou pergunta aqui abaixo. 🙂

O próprio Transferwise também disponibiliza uma página com respostas para as principais dúvidas dos usuários: https://transferwise.com/help

E se esse post foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais. Assim você ajuda outros amigos que também precisam fazer transferências de dinheiro para o exterior.

Ex-funcionária de multinacional, descobriu no intercâmbio que o mundo é grande demais pra ficar presa num escritório. Hoje é freelancer, empreendedora digital e conquistou a liberdade de viver em qualquer canto desse planeta.